Ata da 1ª Reunião do grupo de voluntários

O encontro aconteceu em 14/7/2012 na Praça das Corujas, com a presença de cerca de 25 pessoas.
Madalena Buzzo e Claudia Visoni explicaram como como está sendo negociado o apoio da Subprefeitura de Pinheiros, Secretaria do Verde e Centro de Zoonoses para a implantação da horta. Os presentes assinaram o abaixo-assinado que acompanha o requerimento entregue à prefeitura para oficializar a permissão do uso de uma área na Praça das Corujas para o plantio de hortaliças. Madalena Buzzo relatou sua experiência como conselheira dos CADES (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e articuladora da comunidade do entorno da praça. Em breve, a prefeitura providenciará o cercamento local da futura horta e da composteira por um alambrado de 1 m de altura.

Foi salientado que se trata de um projeto experimental que poderá gerar subsídios para a implantação de hortas comunitárias em outras regiões da cidade.

O local conta com um olho d’água e uma parte permanentemente encharcada. Como não há torneira na praça, a ideia é utilizar essa água que brota naturalmente para a irrigação.

Moradores antigos da região afirmam que ali houve uma favela e pode existir algum grau leve de contaminação. Analisar a água que será usada na irrigação e amostras do solo é uma das sugestões, que fica para o futuro.

Surgiu uma proposta de iniciar os trabalhos fazendo a adubação verde, para aumentar a fertilidade do solo.

Além do plantio, o local deverá ser um ponto de convivência comunitária e aprendizado socioambiental. Foi proposta a realização de uma oficina de compostagem para incentivar os moradores do bairro a transformarem em casa o resíduo orgânico em adubo. A composteira instalada na praça já não está dando conta das folhas secas ali recolhidas e por isso não pode ser usada pela população para o descarte de lixo orgânico.

O envolvimento das escolas da região também seria muito bem-vindo e integrantes do grupo têm interesse em iniciar o diálogo com Olavo Pezzoti, Hugo Sarmento e Oswald de Andrade.

Anúncios
Esse post foi publicado em Ata, Horta, Informação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s