Sementeira

(Texto extraído do manual Horta: Cultivo de Hortaliças)

Corresponde ao local onde será feito o cultivo das ‘mudinhas’ por um determinado tempo, e depois, será realizado o transplante para o local definitivo (canteiros ou covas).

A sementeira será feita para as hortaliças que formam “cabeças” (ex.: alface, chicória, acelga, entre outros), as que possuem sementes muito pequenas (necessitam de boas condições para germinar e crescer), ocorre demora na germinação, ou então, há necessidade de cuidados especiais durante a germinação e seu desenvolvimento inicial.

Para deixar as sementes bem espaçadas entre si, pode-se misturá-las com partes iguais de areia fina ou terra peneirada para permitir melhor distribuição dentro dos sulcos de plantio. Para a sementeira, não é necessário o preparo de grandes áreas.

Ela pode ser feita em caixotes (furadas no fundo, com uma camada de pedras embaixo, para facilitar o escoamento do excesso de água e como substrato, pode-se usar uma mistura contendo partes iguais de areia, terra de jardim e terra vegetal). [Ou em vários outros tipo de recipientes que temos em casa.]

Fonte: Uol Mulher

As sementes deverão estar a uma profundidade de, aproximadamente, duas vezes o seu tamanho ou então, o equivalente a duas vezes o seu maior diâmetro, pois quando semeadas muito rasas, as plantas não têm o apoio necessário e quando muito fundas, têm dificuldade de romper a camada de solo e atingir a superfície.

A cobertura deverá ser feita com uma fina camada de terra, de preferência peneirada e, em seguida, regada com regador de crivo fino, para que as gotas de água não enterrem demais as sementes, ou as espalhem para fora do sulco de semeadura.

É importante manter o solo da sementeira sempre úmido, sem excessos, para que haja uma boa germinação.

Fonte: Shikari, J. N. “Propagação e plantio”. In: PMSP. Horta: cultivo de hortaliças. São Paulo, 2010, p. 36.

Anúncios
Esse post foi publicado em Informação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s