Início de outubro na Horta

Houve um minimutirão na tarde de quarta-feira, dia 03/10, com uma turma plantando mais 2 pés de chuchu na cerca e criando um canteiro meia-lua com os troncos de bananeira que sobraram do manejo do bananal iniciado no sábado anterior. O manejo estava se fazendo necessário, e o desbaste foi grande. Com isso, sobrou muita folha e pedaços de troncos que serviram para um canteiro muito rico em nutrientes, graças aos nutrientes inerentes da bananeira, das folhas secas e do esterco adicionado. Além disso, a umidade dos troncos das bananeiras diminui a necessidade de regas no canteiro. No próximo fim de semana, poderemos iniciar um plantio ali.

No sábado dia 06/10, mais um grupo animado trabalhou. Espalhamos mais as folhas da composteira, diluímos o esterco de cavalo – conseguido no parque da Água Branca – em água e misturamos com as folhas para acelerar a compostagem. Uma família simpática viu nossos apelos e levou bastante composto do minhocário doméstico. Plantamos algumas mudas nos canteiros já montados e a dormideira (ou dorme joão, dorme maria e todos aqueles nomes – sendo o nome científico Mimosa pudica L., que simpático) no chão, perto dos pallets das escolas. Aliás, descobrimos que o canteiro ECO Madalena foi colocado pelos alunos do Olavo Pezzotti. Que legal ter estudantes e educadores participando com tanto entusiasmo da horta!

E continuamos pedindo que não levem mudas em grande quantidade. Já temos bastante e estamos precisando mesmo de composto.  Mas todas as que estão lá deverão ser plantadas. Venham no próximo fim de semana nos ajudar a escolher o lugar ideal para elas.

Em tempo: recebemos uma enorme doação de composto da Faculdade de Saúde Pública da USP! Foram uns 800 litros, que serão muito bem utilizados. Muito obrigada!

Anúncios
Esse post foi publicado em Relato. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s