Árvores que não devemos plantar

O biólogo Nelson Novaes criou o blog Projeto Pincel com o objetivo de divulgar as árvores de São Paulo e estimular a arborização urbana consciente e mais sustentável. Ele alerta para o fato de que nem sempre plantar uma árvore é uma atitude ambientalmente correta. Sobretudo se for uma espécie exótica (não nativa da flora brasileira) que pode causar até a extinção de espécies locais.

Esse post “Espécies exóticas invasoras: conheça para não plantar” aprofunda o tema e divulga a lista de Lista de Espécies Vegetais Exóticas Invasoras do Município de São Paulo, que a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente pretende controlar e, se possível, erradicar da cidade. A pior delas, aliás, é o fícus.

Ficus benjamina. Do vaso…

… para a calçada. Suas raízes quebram calçadas, elevam o asfalto de ruas e atingem tubulações. Fonte e fotos: Projeto Pincel

Resolvemos falar do assunto aqui por uma razão. Durante os mutirões ou outros momentos em que estamos trabalhando na Horta das Corujas é comum as pessoas nos abordarem sugerindo trazer de casa mudas de árvores.

Não queremos ser indelicados, mas a Prefeitura pediu que não plantássemos árvore alguma na horta (até porque faz sombra para as hortaliças). Além disso, muitas vezes trata-se de doações de espécies inadequadas, sobretudo o fícus. A intenção de querer deixar a cidade mais verde é nobre. Entretanto, devemos pesquisar o assunto antes de partir para a ação, pois o plantio pode fazer mais mal do que bem. No caso específico da Praça das Corujas, as raízes do fícus podem afetar até a estrutura do córrego

LISTA DES ESPÉCIES QUE NÃO DEVEM SER PLANTADAS

Acácia-Negra – Acacia mearnsii

Alfeneiro – Ligustrum japonicum, Ligustrum lucidum, Ligustrum vulgare

Eucalipto – Eucalyptus robusta

Falsa-seringueira – Ficus elastica

Figueira – Ficus benjamina

Leucena – Leucaena leucocephala

Palmeira Seafórtia – Archontophoenix cunninghamiana

Pinheiros do gênero Pinus – Pinus caribaea, Pinus elliottii, Pinus taeda

 

Leia mais sobre o Fïcus: Ficus benjamina: ele é um perigo!

Conheça a: Campanha permanente de incentivo à arborização da Prefeitura de São Paulo

Conheça as as espécies de arbustos, herbáceas e árvores disponíveis nos viveiros municipais para os plantios realizados nas áreas públicas municipais (Parques, Subprefeituras, Escolas e demais unidades da PMSP), bem como promover a arborização e o ajardinamento de áreas da municipalidade.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Informação. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Árvores que não devemos plantar

  1. Po, essa Ficus benjamina é uma das arvores que mais usam pra plantar em calçadas, fica dificil. Vejo em várias calçadas, sendo podadas e não vejo problema quebrando a calçada, pq eles mantêm ela pequena. Qual as melhoroes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s