Por que precisamos de hortas na cidade

Por Natália Garcia, Planeta Sustentável, 20/03/2013

No final da semana que vem o prefeito de São Paulo Fernando Haddad deve publicar o plano de metas de sua gestão para os próximos quatro anos. Há duas semanas, um grupo de ativistas se organizou pela internet criando uma petição no Change para pedir que uma dessas metas seja a criação de hortas e compostagem na cidade. (Você pode apoiá-la clicando aqui). Resolvi dedicar então esse post a explicar por que apoio essa causa.

“Por incrível que pareça, estamos chegando a situações em que algumas cidades possuem mais biodiversidade do que certas plantações no campo”, disse-me Yves Cabannes, planejador urbano especializado em governança municipal e professor do Development Planning Unit (DPU) da University College of London (UCL). Parece um contra-senso, mas, segundo ele, o excesso de pessoas morando nas cidades aumenta a pressão sobre a produção de alimentos no campo e a resposta sempre aparece em forma de enormes escalas de monocultura, daí a diminuição de biodiversidade. “No Estado do Rio Grande do Sul, com a exportação da soja, os produtos que formavam a biodiversidade do campo estão desaparecendo”, completa Cabannes.

“A porcentagem da população que produz alimentos está se reduzindo gradativamente”, diz o especialista em agricultura urbana e também professor da DPU Robert Biel. Segundo ele, nos Estados Unidos, apenas 3% da população produz alimentos e precisa dar conta de todos os outros 97%. “Se conseguíssemos que as cidades produzissem parte da comida de que sua população precisa para se alimentar, poderíamos relaxar a pressão sobre a produção de alimentos no campo e isso permitiria que a economia rural se guiasse para uma direção mais sustentável progressivamente”, diz Biel.

Leia mais…

Anúncios
Esse post foi publicado em Horta urbana no mundo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s