Grupo pressiona prefeitura de SP para aderir às hortas urbanas

Rede Brasil Atual, 20/03/2103, por Thalita Pires

Algo aparentemente impossível está de fato acontecendo na avenida mais famosa de São Paulo. Entre os prédios e o asfalto, um grupo de moradores está cultivando uma horta na Avenida Paulista, a Horta dos Ciclistas. O espaço é pequeno e a variedade não é muita – até agora, manjericão, tomate e couve estão crescendo por lá – mas a simbologia da iniciativa ultrapassa em muito qualquer problema com o tamanho. Todo primeiro domingo de cada mês o grupo Hortelões Urbanos se junta para cuidar do espaço. Em todo o resto do tempo, os moradores da região é que fazem o trabalho. Não há registro de depredação, apenas de cooperação.

O coletivo Hortelões Urbanos é também responsável por outra horta, esta bem maior, localizada entre  a Vila Madalena e a Vila Ida. Com cerca de 50 espécies de hortaliças e legumes, a Horta das Corujas é mais antiga e produtiva. Conta até com a permissão informal da Subprefeitura de Pinheiros para seu funcionamento.

Por acreditar nos benefícios das hortas urbanas (sobre os quais já escrevi aqui), o grupo está pressionando a Prefeitura de São Paulo para que inclua, em seu Plano de Metas para a gestão 2013/2016, diretrizes para a criação de hortas públicas na cidade. Pela internet, estão recolhendo assinaturas a favor da regulamentação e multiplicação desses espaços. O Plano de Metas deve ser apresentado pelo prefeito Fernando Haddad até o dia 29 deste mês.

Leia mais…

Anúncios
Esse post foi publicado em Horta na Mídia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s