Horta comunitária: projetos por uma cidade mais verde

Casa do Brincar, 26/03/2013

Você que mora em São Paulo já deve estar acostumado com o cinza típico da cidade.

Pensando nisso, há um projeto independente acontecendo na cidade chamado Horta das Corujas. Começou na Vila Madalena com a reutilização do espaço de algumas praças, para o cultivo de hortas comunitárias. Se você passar em alguns canteiros na Avenida Paulista, verá hortas também. A ideia é que qualquer um possa usá-las, e também incentivar a convivência comunitária entre as pessoas na cidade.

O projeto pretende evoluir, doando o produto das hortas para escolas públicas locais usarem nas merendas, e posteriormente, envolver os alunos no cultivo das hortas, proporcionando educação ambiental.

Toda criança deve aprender os fundamentos básicos de preservação do meio ambiente, para que cresçam e se tornem adultos mais responsáveis.

Segundo o Projeto da Horta das Corujas, você mesmo pode usar um espaço do jardim e plantar legumes e verduras, mas ela só se torna comunitária quando pode ser usada por todos. Um ponto importante é que não é qualquer praça que pode ser usada. É preciso pedir autorização a subprefeitura.

De uma forma ou de outra, tente envolver seus filhos nessa iniciativa. O melhor jeito de ensiná-lo sobre a importância de áreas verdes é envolvendo-o nessa experiência. Afinal, todos tem marcado na memória a experiência de plantar um feijãozinho no algodão molhado, e a alegria de ver uma pequena semente , se transformar em algo verde, bonito  e cheio de vida.

Anúncios
Esse post foi publicado em Horta na Mídia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s