O lambari da horta e os alimentos que se perderam no tempo

Globo Rural, 19/04/2013, por Hanny Guimarães Salgado

Quando a pesquisadora Cristina Maria de Castro disse que me mostraria “o peixinho”, logo procurei por um tanque de piscicultura na área onde está instalado o Polo Regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. No entanto, nos aproximamos mesmo da horta, onde a engenheira agrônoma desenvolve um trabalho de resgate de espécies não-convencionais de hortaliças.

Ela aponta para a folha de cor verde e peludinha, quase coberta pelo adubo orgânico que ajuda no desenvolvimento, e conta que a planta é conhecida como lambari da horta, porque é assim que é preparada na região, exatamente como um peixinho frito. “Empanada e fritinha fica uma delícia”, diz. Além da erva, Cristina cultiva por ali vinagreira e azedinha – que não são a mesma coisa – cará moela, taioba, mangarito, ora-pro-nóbis e muitas outras que fogem da memória e até mesmo do vocabulário. “Chamamos de não-convencionais, porque estão deixando de ser produzidas e, consequentemente, consumidas. Estão sendo substituídas por variedades de maior apelo comercial, mas tem enorme importância na alimentação e cultura locais”, explica a pesquisadora.

Na tentativa de reinserir esse tipo de hortaliça na produção da região, Cristina leva um grupo de alimentação saudável em que participa, além de produtores orgânicos, para visitar a horta do centro de pesquisa sempre que possível. Lá, apresenta os alimentos e usos que podem ser feitos deles. Dessa forma, também incentiva o consumo e os mantêm vivos na memória e na panela.

Receita aqui.

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Horta, Informação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s