Acabou a temporada de chuvas e começou a de regas

O outono já está mudando a rotina da Horta das Corujas. Com o fim das chuvas, agora temos que ser constantes com as regas. No entanto, estamos percebendo que nossos reservatórios não darão conta de todos os canteiros já instalados. Por isso, o plano agora é o seguinte:

  • Concentrar a rega na parte baixa, onde estão as espécies que mais precisam de água (alface, salsinha, almeirão, cebolinha, manjericão, pimentão, berinjela, capuchinha, couve, manjericão, etc.) Esses canteiros devem receber água todos os dias. Os canteiros grandes frontais já contam com um sistema semiautomático de gotejamento. Basta encher o grande balde ao lado da cacimba, de onde sai a mangueira, e aí não é preciso percorrer esses locais com o regador.
  • Regar a parte alta apenas nos finais de semana durante o mutirão e mais uma vez no meio da semana. Claudia Visoni e Joana Canedo se revezarão nessa tarefa. Na parte alta plantaremos espécies mais resistentes e que não precisam de tanta água. Exemplos: mandioca, milho, feijão, abóbora, quiabo, abacaxi. Quem quiser colocar plantas que gostam de bastante água na parte alta deve se encarregar das regas.
  • Instalar um novo reservatório próximo à cacimba 1, com sistema de gotejamento para os canteiros frontais que ainda não receberam suas mangueirinhas. Cavar e instalar o novo reservatório será uma tarefa para a qual precisamos de voluntários dispostos. O próximo mutirão, domingo, 28/04, pode ser uma boa oportunidade para começar o trabalho.
  • Criar um sistema para retirar água da parte alta do terreno e não precisarmos subir o morro carregando peso. Está em estudos.

Ficou assim a escala das regas (lembrando que nos dias de chuva São Pedro assume a tarefa). Como desse modo o trabalho continua grande, novos voluntários serão muito bem-vindos!

PARTE BAIXA

PARTE ALTA

SEGUNDA Neuza Paranhos
TERÇA Luiz de Campos Claudia Visoni
QUARTA Claudio Lorenzo Joana Canedo
QUINTA Vitor
SEXTA Fernanda Danelon
FINAIS DE SEMANA Regaremos durante os mutirões e agradecemos quem puder ajudar no dia oposto ao do mutirão. Basta chegar, encher o regador e mãos à obra!
Anúncios
Esse post foi publicado em Água, Informação. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Acabou a temporada de chuvas e começou a de regas

  1. alcides dutra disse:

    Joana,

    acho q vc e a Claudia deveriam tentar espacar mais suas regas e nao faze-la em dias seguidos.

    abc/alcides
    ps: eu vou na horta quase diariamente e faco uma rega ‘suplementar’ na parte baixa, fora da escala, sempre q considero necessaria.

  2. Vou ficar ligada no dia oposto ao mutirão. Caso precisar mais um dia na parte baixa, posso fazer um esforço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s