Hortas urbanas comunitárias

Universo Jatobá, 3/7/2103

Já imaginou colher os legumes e verduras para a salada do almoço direto na horta da pracinha em frente (ou perto) de casa? Essa é a ideia das hortas urbanas comunitárias, que embelezam o espaço das cidades espalhando o verde por onde o concreto é predominante. E a responsabilidade é de quem passa, ou seja, qualquer um pode ajudar a manter o cultivo em dia.

Nada disso é novo, são muitas hortas comunitárias pelo Brasil e pelo mundo. Em Curitiba, por exemplo, um projeto da Prefeitura já existe desde 1986 e todos podem participar. Para saber como participar, clique aqui. 

A interação entre os voluntários busca, além de um mundo mais sustentável, que eles aprendam e ensinem a cultivar sem desrespeitar o espaço público. As hortaliças que todos cuidam são para benefício de todos.

Em São Paulo, a proposta é de um grupo chamando Hortelões Urbanos. Tudo começou com a criação de um grupo na rede social Facebook, que transmitia informações para quem tivesse o interesse de cultivar algo em casa. A “ideia virtual” deu tão certo que o objetivo era alcançar o “mundo real”.

E deu certo. Assim surgiu o primeiro projeto: a Horta das Corujas na Vila Madalena. Depois de conseguir a autorização da Prefeitura (passo muito importante para quem deseja promover a ideia em espaços públicos), no meio de julho de 2012 foi realizado o primeiro mutirão na Praça das Corujas para a realização da primeira horta urbana.

Hoje moradores e colaboradores participam ativamente. Todos ajudam e todos se beneficiam. Os mutirões ocorrem, geralmente, aos finais de semana, alternando sábados e domingos, às 10h. Clique aqui e informe-se sobre as datas e sobre como você pode ajudar.

No blog, você também encontra informações sobre outras hortas comunitárias em São Paulo, no Brasil e no mundo. Acesse aqui a página do Facebook.

A Horta dos Ciclistas fica na Praça do Ciclista, no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua da Consolação. A ideia começou em outubro de 2012 com a ajuda de moradores, ciclistas e voluntários. Os mutirões são realizados no primeiro domingo de cada mês, às 12h. Quer saber mais? Clique aqui. 

Também em São Paulo, na Vila Pompéia, a ideia de horta comunitária urbana começou a tomar forma no começo do ano. Os mutirões são realizados todos os domingos, a partir das 10h30, com café da manhã comunitário. Para mais informações, acesse o grupo pelo Facebook. Clique aqui.

Que tal mobilizar os seus vizinhos e fazer uma também? Além de restaurar o contato com a natureza, é ótimo para estreitar os relacionamentos de quem mora tão perto e, muitas vezes, nunca se viu. Assim, dá para garantir uma alimentação mais saudável e fazer o bem para o meio ambiente.

Anúncios
Esse post foi publicado em Horta na Mídia, Horta urbana no mundo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s