Expedição Rios e Ruas

Planeta Sustentável, 14/05/2014, por Suzana Camargo

Explorar e redescobrir nascentes e rios escondidos de nossos olhos é uma maneira que temos de nos apropriar novamente da natureza da nossa cidade. Este é um dos principais objetivos da iniciativa Rios e Ruas, que promove expedições por São Paulo para despertar a compreensão afetiva sobre a necessidade de trazermos à tona a água invisível sob nossos pés.

Durante esta edição do Planeta no Parque você está convidado a conhecer o Riacho das Corujas, um curso d’água muito especial, que divide os bairros de Vila Madalena e Vila Beatriz. O riacho possui uma nascente aberta e acessível, que jorra um fluxo de água contínuo, mesmo em épocas de seca. Parte de seu curso está a céu aberto, fluindo por toda a extensão de uma praça e por um pequeno parque linear.

Por ter sido incluído no Programa Córrego Limpo*, suas águas estão livres de grandes quantidades de esgoto por boa parte de sua extensão, sendo possível até observar peixinhos no leito.

377880_257870090939101_1451728549_n

Ficou interessado? Então venha participar conosco da Expedição Rios e Ruas. Partiremos no sábado, 31/05, às 11h, da rua Werner Sack, 8, próximo da Estação Vila Madalena do Metrô, seguindo a rua Heitor Penteado, alinhada com o Espigão do Caaguaçu, divisor de águas das bacias dos Rios Pinheiros e Tietê. No alto do divisor, adentraremos no vale do Corujas, passando por uma de suas nascentes.

foto: Edu Geraldes

Depois de observar como as águas das nascentes são capturadas por bueiros e direcionadas a galerias soterradas, continuaremos a percorrer o curso do riacho seguindo indícios de sua presença. Ao atingirmos a Praça das Corujas, poderemos ver o riacho correndo a céu aberto, além de visitarmos uma horta comunitária que usa água da nascente para irrigar o cultivo.

387425_257869247605852_1497620606_n

Em seguida chegaremos ao Parque Linear, onde poderemos ver onde o riacho passa a receber esgoto e volta novamente a adentrar uma galeria submersa. Tendo o relevo e outros indícios como referência, a expedição segue o curso do riacho até o ponto em que ele deságua no Rio Pinheiros, próximo à Praça Victor Civita, onde termina a expedição.

O percurso total será de 3,5 km e deve durar cerca de duas horas. Confira o itinerárioaquiMas atenção, as vagas são limitadas! Envie seu nome completo para psustentavel@abril.com.br e aguarde a confirmação da sua inscrição.

Contamos com a sua presença! Ao final da caminhada, aproveite a programação doPlaneta no Parque 2014, com oficinas, teatro e ioga.

*Programa Córrego Limpo

Leia também:
Rios e Ruas: por uma São Paulo mais humana
Charles Groisman e a reconexão do homem com a natureza

Fotos: Daia Mistieri/Expedição Rios e Ruas

Esse post foi publicado em Água, Córrego das Corujas, Convite, Horta na Mídia. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Expedição Rios e Ruas

  1. Luiz de Campos Jr disse:

    vai ser dez! :))

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s