Muitas trocas e aprendizados na Oficina de Árvores

A Oficina de Árvores da Horta das Corujas aconteceu no dia 01/02/15, contando com mais de 200 participantes.

O evento começou às 9h30 da manhã com um piquenique e trocas de mudas e sementes. Foi a primeira vez que o tradicional piquenique organizado por Daniela Cuevas, já em sua 19a edição, veio do Parque da Luz para uma outra área da cidade. Ficamos honrados!

Em seguida Juliana Gatti e Sandro Von Matter, do Instituto Árvores Vivas, lideraram um roda de conversas sobre plantio de árvores na cidade, destacando por que espécies nativas são mais adequadas e as interações ecológicas entre as árvores, o meio urbano e sua fauna, desde aves, até insetos e mamíferos. Uma grande aula.

Finalmente, Danilo Jack o pessoal do Muda Mooca nos mostraram na prática como plantar uma árvore na calçada. É um trabalho pesado, mas o resultado é o mais belo berço para a mais feliz das árvores, que terá espaço para se desenvolver forte e saudável. Lembrando que plantar árvores nas calçadas paulistana não apenas É PERMITIDO, mas incentivado pela prefeitura, por meio da Campanha Permanente de Doação de Mudas, pela qual todo cidadão pode retirar gratuitamente mudas para plantio.

Só é importante fazer o plantio do modo correto, seguindo das normas do novo Manual Técnico de Arborização Urbana da Prefeitura de São Paulo, mas também todos os cuidados mostrados pelos amigos do Muda Mooca: berço amplo, quadrado, de pelo menos 1m2, com terra fofa e composto. Aproveitamos para agradecer o pessoal da Horizonte Fértil pela doação de composto para o planto da árvore e para a Horta!

Vejam aqui as fotos do evento:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse post foi publicado em Árvore, Mutirão, Oficina, Plantio, Relato. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Muitas trocas e aprendizados na Oficina de Árvores

  1. Republicou isso em Blog do Instituto Árvores Vivase comentado:
    O Instituto Árvores Vivas apoiou e participou das ações coletivas da Oficina das Árvores que aconteceu na Horta das Corujas, na Vila Beatriz em São Paulo. Participamos com a realização da 19ª edição do encontro paulistano da Rede PicNic de Troca de Sementes e Mudas das Estações representado pela Daniela Cuevas e um super bate-papo com muitas informações valiosas para quem quer plantar árvores na cidade com Juliana Gatti fundadora do Instituto Árvores Vivas, Sandro Von Natter Ecólogo e Danilo Jack representando o Muda Mooca. Foi uma manhã muito agradável para todos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s